Como implantar o Feedback em sua equipe – Parte 1

Como implantar o Feedback em sua equipe – Parte 1

Como implantar o Feedback
Como implantar o Feedback

Olá! Neste Post vamos ver como implantar o Feedback em sua equipe , caso não saiba muito sobre o tema ainda, leia este outro artigo para conhecer os 7 benefícios do feedback para sua equipe.

Antes de mais nada é preciso saber os diferentes tipos de feedback :

Feedback diário

É feito durante o dia-a-dia de trabalho, após a execução de atividades de forma correta ou incorreta, quando ele erra é a conhecida Bronca ou puxão de orelha, deve ser chamado a atenção mas de maneira sutil e em particular, um meio efetivo de resolver, é explicar o porquê de não fazer determinada coisa, e explicar e fazer junto com o colaborador da maneira certa, desta forma ele se sentirá valorizado pois o Líder está o ensinando e acompanhando.

Por que é importante dar quando o colaborador faz corretamente uma tarefa?

Porquê ele precisa ser reconhecido! Sim! Ao elogiar o trabalho do colaborador você traz a ele maior segurança, e internamente ele pensa : “Estou fazendo tudo certo!”, caso você deixe de lado este tipo de feedback há abertura para alteração de processos, o colaborador pensa : “Será que este jeito é o correto? E se eu…. “. Caso muito comum e que só é descoberta a falha após ter se passado muito tempo.

 Feedback Nulo

Acontece quando o feedback é feito de maneira muito ampla e sem objetividade, o que demonstra o despreparo do gestor, ao receber este tipo de feedback o colaborador não sabe o que se espera dele, ou o que deve fazer para que possa melhorar, deixando-o confuso e não trazendo o resultado esperado.

Feedback Ofensivo

Acontece no processo de feedback, caso  o gestor não esteja preparado emocionalmente, é muito comum após uma falha grave do colaborador no dia-a-dia, e é no “calor da emoção” que este tipo de feedback aparece, não trazendo nenhum tipo de correção ou instrução para melhoria, muito pelo contrário, acaba trazendo malefícios e deixando um sentimento ruim para quem o recebe.

É importante identificar estes diferentes tipos de feedback, pense bem e reflita também : “Que tipo de Feedback estou aplicando em minha equipe?”, aproveite e deixe sua resposta no campo de comentários abaixo 😉

Na segunda parte do artigo vamos aprender algumas técnicas interessantes para aplicação do feedback de maneira correta.

 Conheça mais sobre mim aqui no Linkedin