Entrevista de emprego : Você pratica atividade física?

Entrevista de emprego : Você pratica atividade física?

Quando procura-se emprego e consegue-se uma entrevista, muitas pessoas não sabem o porquê de determinadas perguntas feitas pelo entrevistador, parecem sem nexo e “não tem nada a ver” com a vaga em si.

Então vamos analisar uma pergunta que diferente, que o entrevistador pode fazer: “Qual a última vez que praticou uma atividade física?”

Vamos ver duas pessoas diferentes respondendo a pergunta :

“Olha, eu nem lembro a última vez que pratiquei atividade física, é tão corrido que não tive tempo de me exercitar, estou procurando emprego e estou focado nisso.” – Pessoa a 1 ano desempregado, solteiro, formado, mora com os pais.

“Sim pratico, consigo malhar a noite, quando minha esposa chega em casa e fica com meus 2 filhos, caminho pela avenida e também uso a bike na faixa de ciclistas que colocaram lá perto!” – Pessoa a 1 ano desempregado, casado.

Temos duas respostas que poderiam facilmente ser consideradas corretas do ponto de vista do entrevistado, o que quero mostrar agora é a forma que o entrevistador enxerga estas respostas para comparar os candidatos, comparação que é feita pelo conjunto de perguntas da entrevista inteira para definição do empregado ideal entre os candidatos, neste caso vamos analisar somente os dados expostos e as respostas fornecidas.

entrevista de emprego
entrevista de emprego

No caso de alguém que está buscando um vendedor,  a resposta do primeiro candidato traz uma lembrança ruim na mente do entrevistador, sabe qual imagem?

A imagem do vendedor de desculpas, que não bate metas e encontra algum empecilho para justificar o não batimento de metas, a não entrega de determinado projeto.

A visão que se tem do segundo candidato, é de uma pessoa esforçada e que faz o possível para alcançar as metas.

Essa é uma análise bem superficial, pois temos poucos dados dos candidatos, mas tenha em mente essa imagem que mostramos, pois por trás de qualquer pergunta, por mais inocente que seja, traz insights únicos para cada recrutador e cada um deles tem uma visão diferente sobre estas respostas.

E Você? Já recebeu alguma pergunta diferente na entrevista e ainda não sabe o que signficava? Poste um comentário abaixo e vamos descobrir!