Tipos de Carta de Apresentação

Você conhece os tipos de Carta de Apresentação ?

Olá! Neste Post vou mostrar minha visão sobre a carta de apresentação e as possíveis variações delas em um processo seletivo. Em resumo a carta de apresentação é um pré-currículo, onde o recrutador ou secretária irá ter uma idéia de quem você é e o que sabe fazer, para ver se é interessante passar o seu currículo adiante. Em alguns casos os recrutadores descartam candidatos a partir da carta de apresentação, então vamos caprichar na hora de fazer uma!

Carta de apresentação “Simpática”

O primeiro tipo é a simpática, onde iniciamos a conversa com algum assunto de interesse comum, que mostrará maior interesse por parte do candidato, e também um nível maior de empatia por parte do recrutador, mas como isso funciona na prática?

Digamos que você irá enviar um currículo para uma empresa, mas não tem nenhum contato de lá, o primeiro passo é pesquisar sobre ela e conhecer melhor os colaboradores que lá trabalham bem como o estilo da empresa, a melhor forma é pelo Linkedin, procure referências e se tiver contatos de 2º e 3º Grau será mais fácil ainda.

Quando descobrir o recrutador ou o gerente de lá, veja o perfil dele, perceba o que faz de bom, se já tem artigos publicados no Linkedin Pulse procure alguma forma interessante para iniciar a conversa.

Ex.: “Olá Jorge tudo bem? Li seu artigo publicado sobre Uma lição de um milhão de dólares, e gostei bastante! Também acredito que a excelência no atendimento faz a diferença para o cliente, vi que tem uma vaga em aberto pelo site da Catho na área comercial, tenho os requisitos necessários para ela, analise meu perfil por gentileza.

Abraços”

Carta de apresentação “Padrão”

Quando não encontramos informações sobre ninguém da empresa, por não utilizarem o linkedin ou perfil com informações escassas, o jeito é focar nos requisitos da vaga.

Ex.:”Olá tudo bem? Vi pelo site da Catho uma vaga em aberto para a área comercial, tenho os requisitos necessários para ela, resido em São Paulo e falo inglês fluentemente bem como ferramentas de produtividade, em anexo está meu currículo para análise.

Obrigado e fico no aguardo de um retorno.”

Tipos de Carta de Apresentação

Carta de apresentação “Profissional  de Resultados”

Podemos utilizar também uma carta de apresentação de resultados, isso quando já conhecemos o ramo de trabalho da empresa e já temos experiência anterior em uma empresa concorrente ou de área correlata.

Ex.:”Olá tudo bem? Trabalhei na Adidas durante 2 anos, onde cuidei de 50 contas de empresas aumentando o ticket médio em 10% durante esse período utilizando métodos de Marketing de Contéudo. Vi uma vaga disponível no site da Catho e preencho os requisitos da vaga, meu lema é ‘Just do It!’ Quem sabe agora tenha chegado a hora de alinhar meu lema com o slogan de vocês? Em anexo está meu currículo para análise. “

A escolha da melhor forma de apresentação fica a seu critério agora, lembre-se você precisa se diferenciar de seus concorrentes, então seja criativo, estude a empresa e os colaboradores da empresa que irá mandar o seu currículo.

O que achou das dicas? Me dá um feedback nos comentários abaixo, aproveitando me ofereço para revisar sua carta de apresentação também, me envia um e-mail e vamos conversar jorge@teruyah.com 😉